implante odontológico para idosos

Implante odontológico para idosos

Os tipos de implantes dentários surgiram no século passado criando, desde então, uma proposta que revolucionou o tratamento protético reabilitador, principalmente para os indivíduos que usam próteses totais e removíveis.

No entanto, com a evolução do processo de envelhecimento, e por conseguinte a manifestação de doenças sistêmicas, o aumento no uso de medicações e da perda de eficácia na higiene oral, a indicação de implante odontológico para idosos, isto é, para pacientes de terceira idade, deve estar relacionada a uma avaliação meticulosa da condição integral da saúde do paciente em questão.

Do ponto de vista odontológico, elementos como:

  • cáries;
  • doença periodontal;
  • câncer bucal;
  • e ausência de elementos dentários.

São observados nos idosos e estão ligados diretamente com as condições sistêmicas e com o grande número de remédios ingeridos por eles; o que acentua a importância da prevenção e manutenção de uma saúde geral e oral adequadas nessa faixa etária, já que não é possível separar a cavidade bucal do restante do organismo.

As vantagens do implante odontológico para idosos

Entre as alterações que ocorrem na cavidade oral do idoso, a perda de elementos dentários é a que implica em maiores consequências para os demais órgãos de seu corpo.

A ausência parcial ou total de dentes origina uma redução na capacidade mastigatória, isso porque o paciente evita a ingestão de alimentos consistentes e fibrosos, deixando inclusive de acumular nutrientes essenciais em sua dieta, o que contribui para acentuar os problemas sistêmicos.

Nesse sentido, o implante odontológico para idosos se apresenta como uma ótima alternativa, isso porque são dentes artificiais, feitos sob medida de cada arcada, de modo a substituir de forma funcional e estética os dentes naturais perdidos.

Os tipos mais indicados de implante odontológico para idosos

Para voltar a ter novamente uma função mastigatória completa e capaz de atender às necessidades alimentares mínimas na terceira idade, diversas opções de implante odontológico para idosos são viáveis e sua indicação depende de fatores a serem avaliados pelo profissional responsável.

Normalmente, em um implante odontológico para idosos, as próteses convencionais são as opções mais adequadas, podendo ser fixas, removíveis, sobre dentaduras (overdentures) e as totais.


Regiões onde a Consulta Ideal atende implante odontológico para idosos:



O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

implante odontológico para idosos
implante odontológico para idosos