odontologia para idosos

Como funciona a odontologia para idosos

Conforme se vai envelhecendo, determinadas preocupações da saúde merecem atenção total; especialmente deve-se cuidar da saúde oral em pessoas mais velhas, isso porque sua arcada precisará de cuidados pontuais focados na manutenção dos dentes e gengiva. Ou seja, adquirimos um conjunto de dentes permanentes, sendo assim, é crucial cuidar deles por toda a vida, inclusive por meio da odontologia para idosos.

Assim, se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com o dentista, os seus dentes podem durar, de forma saudável, a vida inteira. Isto é, independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se:

  • escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor;
  • usar fio dental ao menos uma vez por dia;
  • ir regularmente ao dentista para exames completos e limpeza;
  • limpar tão bem a gengiva quanto os dentes.

As particularidades da odontologia para idosos

Até mesmo quem escova e usa fio dental constantemente pode ter alguns problemas pontuais. Muitas pessoas na terceira idade usam dentaduras, tomam remédios e têm problemas de saúde em geral. Felizmente, a odontologia para idosos pode ajudar você a encarar esses desafios com êxito certamente garantido.

As cáries e os problemas na raiz dos dentes são mais corriqueiros em pessoas da terceira idade. Por esse motivo, é importante manter escovação com um creme dental adequado, usar fio dental todos os dias e não deixar de procurar pela odontologia para idosos em uma clínica especializada.

A sensibilidade também pode se agravar com a idade. Isso porque com o passar do tempo é comum haver retração gengival a qual expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental.

Essas áreas podem ser especialmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Em casos mais delicados, pode ocorrer sensibilidade com relação ao ar frio e a alimentos/líquidos doces ou amargos.

Por que a odontologia para idosos é tão importante?

A odontologia para idosos representa um campo da medicina odontológica que contempla os cuidados voltados para a saúde bucal de pessoas que podem estar tendo sua arcada comprometida por conta da idade.

Porém, seguindo os cuidados mencionados acima é possível chegar à terceira idade com uma boca em perfeitas condições; no entanto, ainda assim é necessário buscar pela odontologia para idosos para garantir a manutenção dessa qualidade de vida.


Regiões onde a Consulta Ideal atende odontologia para idosos:



O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

odontologia para idosos
odontologia para idosos