prótese dentaria para idosos

A prótese dentaria para idosos

Com os avanços do mercado odontológico, o tratamento para a ausência de um dente, de um grupo de dentes ou de todos eles em pacientes adultos é feito com implantes e próteses fixas ou não. Uma das dúvidas que surgem a esse respeito é quanto a idade limite para tal procedimento. É possível, por exemplo, encontrar prótese dentaria para idosos? Felizmente a resposta é positiva, pois além de ser uma alternativa super procurada, a prótese dentaria para idosos conta com estudos clínicos específicos considerando as possíveis limitações e necessidades particulares das pessoas com essa faixa etária.

Tal opção é largamente procurada porque a inatividade produtiva e social que, infelizmente, ainda existe nessa fase da vida, pode se agravar com a perda dos dentes, conduzindo o indivíduo ao isolamento, devido tanto à estética comprometida como pela diminuição ou perda da auto estima. Felizmente, embora a perda de dentes seja algo indissociável do envelhecimento cronológico, tal fato não corresponde mais a uma situação que não possa ser alterada.

Por que a prótese dentaria para idosos é tão procurada

A prótese dentaria para idosos é uma opção de tratamento viável e muito procurada hoje em dia, já que a maioria dos pacientes idosos vive de forma saudável e são ativos. Com a maior evidência da odontologia preventiva na atualidade e pela melhoria das práticas de higiene oral e prevenção por parte das pessoas, os idosos apresentam-se com mais dentes e menos próteses, comparando-se com tempos passados, especialmente nos países mais desenvolvidos.

Porém, apesar de ter havido uma diminuição significativa na perda de dentes, assim como no número de pacientes edêntulos ao longo do tempo, a necessidade de prótese dentaria para idosos ainda é grande.

O que indica a necessidade de uma prótese dentaria para idosos?

Para que as pessoas da terceira idade que perderam um ou mais dentes retornem às suas funções mastigatórias normais, diversas opções protéticas estão disponíveis e sua indicação depende de múltiplos detalhes indicadores como:

  • limitações anatômicas;
  • estado dos dentes remanescentes;
  • condição da saúde clínica;
  • custos envolvidos;
  • prazo de confecção;
  • e preferências do paciente.

Além disso, é preciso fazer uma checagem completa de toda a estabilidade clínica do corpo do paciente no caso do implante fixo de uma prótese dentaria para idosos.


Regiões onde a Consulta Ideal atende prótese dentaria para idosos:



O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

prótese dentaria para idosos
prótese dentaria para idosos