saúde bucal do idoso

Por que é importante preservar a saúde bucal do idoso?

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros é um dos grandes influenciadores que levam as pessoas a se cuidarem melhor. Hoje, é comum notar pessoas mais ativas e seguindo dietas que proporcionem o envelhecimento ativo, que consiste na integridade da saúde geral do corpo, tanto física, como mental e social. Nesse sentido, a manutenção da boca se faz necessária para a integridade total do corpo humano, especialmente em pessoas que estão na terceira idade e, por isso, preservar a saúde bucal do idoso é zelar por uma vida mais longa e feliz.

Como manter a saúde bucal do idoso?

Todos os indivíduos devem fazer consultas regulares com dentistas de confiança, independentemente da idade. Quando uma boca está saudável, o corpo também estará, uma vez que tudo o que entre no organismo humano começa pela boca. Por isso, a higiene é fundamental para dentes e gengivas saudáveis. Mesmo que seja algo simples, uma lista foi feita para que a saúde bucal do idoso seja mantida:

  • Escovar os dentes ao menos três vezes por dia e passar fio dental diariamente;
  • Ter uma dieta balanceada, evitando ao máximo frituras e gorduras;
  • Usar enxaguante e creme dental com flúor;
  • Ir ao dentista periodicamente.

Para uma escovação correta que mantém a saúde bucal do idoso em dia, a escova de dentes precisa estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, sendo movimentada delicadamente para limpar as partes internas, externas e de mastigação de todos os dentes. Para finalizar, a língua deve ser escovada suavemente para remover as bactérias e dar um bom hálito.

Os cuidados da saúde bucal do idoso

Os cuidados com a saúde da boca não são hábitos isolados para pessoas que estão na terceira idade. Crianças, jovens e adultos devem ter o costume de seguir as dicas de uma boa higienização, para que, quando ficarem mais velhos, possam ter uma boa condição em relação a saúde bucal do idoso.

Quando os cuidados com a saúde bucal do idoso são feitas e acompanhados por um profissional de odontologia, diversos problemas de saúde podem ser evitados, como a integridade dos dentes e das gengivas podem ser mantidas para uma vida mais feliz e cheia de autoestima e confiança.


Regiões onde a Consulta Ideal atende saúde bucal do idoso:



O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

saúde bucal do idoso
saúde bucal do idoso