saúde bucal para idosos

A importância da saúde bucal para idosos

A saúde da boca é importante para todas as pessoas, especialmente para aquelas que já estão na terceira idade. Por isso, higienizá-la todos os dias e somar isso a consultas periódicas com dentistas de confiança faz com que os dentes permaneçam bonitos e saudáveis para a vida toda. Para elevar a autoestima e permanecer a confiança, é preciso ter cuidado com a saúde bucal para idosos.

O que é necessário para a perfeita saúde bucal para idosos?

Mesmo que a escova de dentes o fio dental estejam presentes de uma pessoa da terceira idade, alguns problemas podem surgir e afetar a saúde bucal para idosos, uma vez que grande parte desses indivíduos faz o uso de dentaduras, remédios e enfrentam terapias agressivas e que podem comprometer os dentes e o sorriso.

Nesse sentido, um dentista deve ser sempre consultado para manter a saúde bucal para idosos, pois muitos problemas podem surgir, como:

  • Sensibilidade: com o passar os anos, a gengiva se retrai e algumas áreas dos dentes dentes são expostas, tornando essas estruturas mais sensíveis quando atingidos por alimentos ou bebidas quentes ou frias;
  • Boca seca: é frequente a boca seca provocar alguns problemas na saúde bucal para idosos, prejudicando os dentes de uma forma geral;
  • Gengivite: a gengivite é outro fator que atrapalha a saúde bucal para idosos e outros indivíduos de diversas idades. Ela é agravada pela má alimentação, higiene bucal inadequada e outros fatores, como problemas psicológicos;
  • Outras enfermidades: doenças como o diabetes e problemas cardíacos agravam a saúde bucal para idosos e, por isso, um médico também deve ser visitado com regularidade.

Melhorando a saúde bucal para idosos

Por apresentarem um sistema imunológico mais frágil, as pessoas da terceira idade precisa redobrar os cuidados em relação à saúde de uma forma geral. Para melhorar a saúde bucal para idosos, a higiene deve ser feita logo após as refeições, com escovas de dentes com cabeças pequenas para que todas as áreas sejam alcançadas e que possuam cerdas macias.

Além disso, o fio dental também é um excelente auxiliados para melhorar a saúde bucal para idosos, pois consegue alcançar lugares que a escova de dentes não consegue.


Regiões onde a Consulta Ideal atende saúde bucal para idosos:



O conteúdo do texto desta página é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral – artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 - Lei de direitos autorais.

saúde bucal para idosos
saúde bucal para idosos